Siga-me Siga-me
AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS VOCÊ ENCONTRA NO BLOG www.iporagoias.blogspot.com

11 de ago. de 2010

ADOLESCENTE DE 17 ANOS É MORTO POR POLICIAL MILITAR EM DOVERLÂNDIA

Dor, indignação e revolta. Estes sentimentos estiveram presentes ontem entre os moradores de Doverlândia, a 401 quilômetros de Goiânia, no Mato Grosso Goiano. O adolescente Vinícius Mendes de Jesus, de 17 anos, que trabalhava como vaqueiro, foi morto com um tiro no abdome, por volta das 21 horas de segunda-feira, depois que foi arrastado de dentro de casa, na Rua 6, no Setor Sudoeste, pelo soldado Ronivaldo Divino Borges, de 31, e pelo cabo Sebastião José de Souza, de 46, ambos da Polícia Militar.

Segundo três testemunhas ouvidas pela delegada Yvve de Melo Rocha, os militares invadiram a casa do adolescente e o arrastaram para fora, onde ele foi espancado e baleado. O adolescente havia sido perseguido pelos militares depois que uma denúncia de moradores de que um grupo de jovens estaria empinando motocicletas e fazendo manobras arriscadas nas ruas da cidade.

Os dois militares foram averiguar a denúncia e se depararam com Vinícius, que fugiu. Ele foi para casa e escondeu a motocicleta nos fundos do imóvel. Quando os militares chegaram, segundo a família do adolescente, o soldado Ronivaldo invadiu a casa e o puxou para fora, onde começou a espancá-lo. Como o adolescente teria tentado reagir às agressões, o soldado teria atirado.

"O primo dele ainda abriu a porta da casa e implorou para que ele parasse de bater no Vinícius, mas o policial apontou a arma na direção dele e mandou fechar a porta e não se meter, porque o assunto não era com ele", contou o tio de Vinícius, o pedreiro Gerson Souza Lima, de 50. Segundo Gerson, mesmo depois de atirar, o soldado continuou batendo no adolescente, que acabou desmaiando. Só então, conforme disse, foi levado para o Hospital Municipal, onde morreu pouco depois.
No depoimento dos militares, eles contam que ao averiguar a denúncia de que jovens estariam fazendo manobras arriscadas com as motocicletas, eles se depararam apenas com o adolescente, que fugiu para casa. Segundo a versão do soldado Ronivaldo, ao entrar no quintal da casa para conferir se a motocicleta estava no local, o adolescente o teria atacado com o capacete e reagido a abordagem. Os dois teriam chegado até a porta da casa durante uma luta corporal e que a arma, uma pistola calibre ponto 40, soltou-se do coldre e caiu no chão. O adolescente teria pego a arma e ao tomá-la dele, ela disparou, ferindo Vinícius.
O militar nega que tenha agredido o adolescente após o tiro e que o levou imediatamente para o hospital. O soldado Ronivaldo e o cabo Sebastião, por determinação do comando-geral da Polícia Militar, foram trazidos para Goiânia.

Vinícius não tinha passagens pela polícia e ajudava a família trabalhando como vaqueiro. Ele morava com a avó desde que a mãe morreu. O pai mora na Bahia e até ontem à noite não havia sido informado da morte do filho. Vinícius foi velado na casa da avó durante todo o dia de ontem e será sepultado às 7 horas de hoje no Cemitério de Doverlândia. A delegada Yvve de Melo Rocha vai ouvir hoje o depoimento de vizinhos e pedir a perícia das armas dos dois militares. Ela vai pedir a reconstituição do crime, já que existem duas versões de como o adolescente foi morto.
O tio do adolescente contou ainda que há uma semana, Vinícius foi abordado pelos mesmos policiais na saída de uma festa e foi espancado. "Eles disseram que meu sobrinho estava roubando uma motocicleta, mas ao verificarem a documentação, descobriram que a moto era dele. Começaram a perseguí-lo".
Presa quadrilha de roubo de carros
Rosana Melo
Quatro pessoas foram presas na manhã de ontem em um hotel de Crixás, suspeitas de integrarem uma quadrilha de roubo de carros que age em Brasília e que vende os veículos já adulterados em Crixás, Santa Terezinha, Uirapuru e em São Miguel do Araguaia.

Segundo o delegado Alexandre Alvim, de Crixás, em São Miguel do Araguaia, a quadrilha entrega os carros para que outros integrantes os levem para o Pará, onde também são comercializados.
Foram presos Lindomar Parreira, de 23 anos, Diego da Silva, de 22, Joabe da Silva, de 24, e Enis Carla Pereira dos Santos, de 28, namorada de Lindomar.
Lindomar, que apresentou-se com carteira de identidade falsa em nome de Marcos Antônio, foi autuado em flagrante por uso de documento falso. Ele e os demais, foram autuados por receptação.
Com eles a Polícia Civil apreendeu um Honda Civic e uma Kombi, com o chassis adulterado, documentos falsos, telefones celulares e R$ 4.350 em dinheiro.

De acordo com o delegado, Lindomar é o suposto chefe da quadrilha e era procurado pela polícia de Alexânia, tendo mandado de prisão em aberto por aproximadamente dez crimes naquele município.

11/08/10

Fonte: O Popular
Link Curto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
POR: Blog Iporá