Siga-me Siga-me
AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS VOCÊ ENCONTRA NO BLOG www.iporagoias.blogspot.com

27 de nov de 2009

ISRAELÂNDIA



Fundação: 14/11/58

Prefeito: Teo Sandro Figueiredo





Israelândia é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população em 2007 é de 2.840 habitantes.

HISTÓRIA
Origem

A origem desta povoação foi a descoberta de jazidas de ouro e diamante no Rio Claro e Córrego do Vaz, em 1942, pelo garimpeiro Fernando Martins Marques que ali estabeleceu-se com sua família.

A notícia da existência desses garimpos atraiu garimpeiros e aventureiros de várias regiões, que deram início à formação do povoado, construindo rústicas casas no estilo colonial e dedicando-se, além da mineração à agropecuária.

Progredindo gradativamente, o povoado "Monção do vaz", derivado do "veio de diamante e seus exploradores", foi elevado à condição de distrito, pela Lei Municipal nº 54, de 19 de Setembro de 1953, integrando o município de Iporá.

Atingindo franco desenvolvimento, obteve o distrito sua emancipação pela Lei Estadual nº 2114 de 14 de novembro de 1958, instalando oficialmente em 1º de Janeiro de 1959, com o novo topônimo de Israelândia, em homenagem ao grande batalhador pela sua autonomia: Israel de Amorim.

GEOGRAFIA
Hidrografia

O município é cortado por dois importantes rios, o Claro e dos Pilões, e ribeirões como o Brumado e Matrinchã.

RODOVIAS

Temos duas importantes rodovias, a GO-060 que liga Goiânia a Cuiabá passando por Iporá e Barra do Garças e a Juca Rocha que liga Israelândia a Jaupaci e Montes Claros de Goias.


CEP: 76205-000
Prefixo telefone: (64) 3678 ****



Fonte: Wikipedia
Link Curto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
POR: Blog Iporá