Siga-me Siga-me
AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS VOCÊ ENCONTRA NO BLOG www.iporagoias.blogspot.com

27 de nov. de 2009

DIORAMA





Diorama é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população estimada em 2008 era de 2.269 habitantes.

História

No final da década de 20, as terras, atualmente pertencentes a Diorama, Montes Claros de Goiás, Iporá, Israelândia, Jaupaci e outros municípios, pertenciam a área da cidade de Goiás que era então a capital do estado e que tinha um grande município.Diorama como toda cidade teve pioneiros que lutaram por ela, tais como Italino Benevuto o primeiro comerciante da cidade, daí em frente vieram vários nomes, Antônio Mendes o qual já tinha sido Prefeito na cidade de Iporá e que já tinha uma grande experiência política, lutava pela emancipação de Diorama juntamente com uma comissão de frente daquela época.
Enfim somente no dia 17 de Dezembro de 1958, através de leis de apoio Diorama conquistou sua autonomia político-admistrativa e foi divulgado sua emancipação no Diário Oficial do estado e em 8 de janeiro essa cidade não era mas parte da cidade de Goiás e sim constituiria a comarca de Iporá.Dai em diante se passou vários prefeitos de nome que são lembrados ate os dias de hoje pela população daquela época que ainda reside nesta cidade, o primeiro deles foi o Senhor Joaquim Batistaque foi nomeado pelo governador do Estado, em seguida veio Senhor Rachel que fora nomeado pelo governo, logo após veio o Manoel Carlosesse ai teve história, queria levar os recursos de Diorama para a cidade dele que hoje é chamada de Montes Claros de Goiás, mas o seu reinado durou pouco passando sua vez para o seu vice Avelino Bernardes, outro nome foi o que veio após esses ai que era o Senhor Olimpio Abadio dos Santos o qual passou sua vez para Sebastião Moreira e que foi se passando pela mãos de vários outros nomes de grande importância para a cidade.
Agora Diorama, mas também já chamada de [Mêndelandia], o nome foi dado em homenagem ao senhor [Antonio Mendes], e que depois passou a se chamar [Áropi], e que lido ao inverso é Iporá , quando elevado a distrito foi chamado de Diorama, conforme significado no [dicionário Aurélio]:"dia, através e aroma, espetáculo; quadro pintado em tela de grandes dimensões, sendo iluminado de modo a produzir diferenciados efeitos de ótica, estando o espectador na obscuridade. "
Um fato marcante para história de Diorama foi a conquista da obra de asfaltamento da GO-174 que liga a cidade até Iporá, feito pelo Governador do Estado na década de 80, foi muito importante para todos os Dioramense e significou um grande desenvolvimento, dando fáceis condições de acesso para a cidade.

Atualidade

Com 2.269 habitantes segundo estimativa do IBGE de 2008, e está localizada na região Oeste de Goiás e tem uma área de 603 km². Esse território está dividido em 359 propriedades rurais. Este município faz divisa ao norte, com Montes Claros de Goiás, ao Sul faz fronteira com Iporá, ao leste com Jaupaci e ao oeste com Arenópolis. Diorama é uma cidade situada, próxima a um lago natural em uma altitude de 506 metros acima do nível do mar. Está há 245 quilômetros de Goiânia. Com um clima tropical úmido ela também possui terra bastante acidentadas em suas aproximidades.
Hoje Diorama é muita bem administrada, conta com o apoio político do prefeito professor Altamiro José de Lima eleito por eleições diretas no ano de 2004, o qual vem priorizando várias áreas e lutando para o desenvolvimento da cidade, desenvolve-se vários projetos para trabalhar com a inclusão no município.E no setor da educação o município conta com 07 estabelecimentos de ensino, 04 na zona rural e 03 na cidade e um laboratório de Informática dentro da Biblioteca municipal com acesso a internet sem custo nenhum aos alunos. Diorama possui uma importante fonte de recursos, na pecuária, sendo este município dono de um grande rebanho bovino produtor de carne e leite.A agricultura não fica muito atrás sendo a segunda atividade, de importância na economia é da cidade a principal cultura de lá hoje é o milho seguido pelas culturas de arroz, feijão e a soja, esta ultima esta sendo desenvolvida agora pelos grandes fazendeiros. O comércio da cidade é bastante fraco, pois, por não ter agencias bancárias na cidade os funcionários migram no dia de pagamento para a cidade vizinha onde acabam gastando o seu dinheiro por lá mesmo. Em seu desenvolvimento sustentável e turismo Diorama conta com várias cachoeiras e uma das, mas conhecidas é a do Rio dos Bois, onde se faz vários pic-nic, excurções e passagem de feriados. Vários outros rios que cortam o município o que faz ele um local abundante em água.

Diorama conta também com a AGROTEC que é uma organização que cultiva ervas, com poder curativo, para fazer remédios cujo destino é comercial, para a prefeitura Municipal e postos de saúde da região, pois lá são vendidos aos hospitais e depois entregues gratuitamente ao PSF e distribuídos em postos de saúde. Este projeto é muito reconhecido fora do Brasil, por ser o único laboratório fototerápico brasileiro é pouco valorizado pela população Dioramense, além da fabricação temos uma rica fauna e flora, lá são cultivados vários gêneses de linhagem pura e também animais de várias espécies para o abate e venda dos mesmos, e até mesmo servindo de refeições para os visitantes que desejarem degustar alguns dos animais encontrados lá, ela conta com vários funcionários altamente qualificados, alguns formados na área de bioquímica e outros treinados por alemães para exercer seus devidos cargos e ainda também tem os parceiros que desenvolvem o seu serviço em parceria com a AGROTEC.Dentro do laboratório são encontrados vários aparelhos com grande suporte de desenvolvimento de tinturas e fabricação de remédios, uma estrutura que poucos moradores da cidade conhecem, mas é de grande porte para a pequena industria, são salas climatizadas e todas tem sua temperatura controlada através de termômetros digitais, onde todas a fabricações são controladas através de suas qualidades para que assim saiam apenas produtos de responsabilidade e qualidade.
Hoje a AGROTEC exporta não só remédios, comércionaliza frutas cristalizadas, castanhas, óleos aromatizados e variadas peças artesanais, as quais são produzidas ali mesmo, além do mais funciona de forma a proteger e cuidar da natureza pois não só extrai , ela tem como objetivo dar de certa forma uma sustentação, o que a natureza produz é compensado de volta a esta , pois eles sabem que estão sempre precisando da mesma. Na pousada são oferecidos estágios para estudantes estrangeiros, onde hoje são encontrados duas estagiárias alemãs, Kathrin Jahn e Lisa Bockwoldt., que por sua vez eles passam seus ensinamentos para as tribos indígenas e recebem também ensinamentos dos mesmos, que são convidados pelo o município, e a AGROTEC é responsável pelo o transporte, alimentação e hospedagem deles, onde estão sob responsabilidade do Sr. Vanderlei Pereira de Castro (Falecido em 28 de fevereiro de 2008) juntamente com sua esposa Solange dos Santos de Castro, são muito dedicados ao que fazem, e possuem pulso forte em sua administração.

Veja o vídeo do programa Ação da Rede Globo sobre a AGROTEC de Diorama:









Fonte: Wikipedia
Link Curto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
POR: Blog Iporá